Seções

O clarinete é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico, geralmente de madeira (há modelos de outros materiais), com uma boquilha cónica de palheta simples e chaves (hastes metálicas, ligadas a tampas para alcançar orifícios aos quais os dedos não chegam naturalmente). Possui três registros: grave (Chalumeau), médio, agudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista.

Saxofone soprano é um dos tamanhos do saxofone. É um instrumento transpositor, com afinação em Si Bemol (B♭). Na família dos saxofones, é o segundo na lista que vai dos mais agudos aos mais graves (existe o ainda mais agudo saxofone sopranino). Pode ser encontrado nas versões reta e curva, sendo que a extensão para ambos é a mesma, variando apenas o timbre levemente.

O saxofone alto,ou simplesmente sax alto, é um instrumento da família dos saxofones desde sua origem, conforme o projeto de Adolphe Sax. O sax alto é afinado em Eb (Mi bemol). Sua extensão abrange do C#2 ao G#4 (extensão real), visto que se trata de um instrumento transpositor. Como outros seu som é originalmente produzido a partir de uma palheta de bambu, a qual é fixada na boquilha com a ajuda de uma braçadeira, que pode ser de aço ou de couro.

O saxofone tenor é um instrumento de sopro, de palheta simples, da família das Madeiras. Apesar da construção do seu corpo ser de metal com sistema de chaves, a origem do som reside numa palheta, (fina lâmina de madeira, geralmente fabricada com bambu), daí enquadrar-se na família das Madeiras, da mesma forma que os Clarinetes.

Saxofone barítono é um dos sete tamanhos de saxofone concebidos por Adolphe Sax. É o terceiro na ordem do mais grave (saxofone contrabaixo) ao mais agudo (saxofone sopranino). É um instrumento transpositor de afinação em Si Bemol (B♭).

O trompete ou trombeta é um instrumento musical de sopro, da família dos metais, o trompete é o que produz o som mais agudo da família, caracterizado por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal. É também conhecido como pistão.

O trombone é um aerofone da família dos metais cuja invenção remonta ao século XV. Seu nome deriva do italiano e significa trompete grande. É mais grave que o trompete e mais agudo que a tuba e, não sendo um instrumento transpositor , tem sua notação na clave de fá - para as regiões grave e média da tessitura - e clave de dó na quarta ou terceira linha - para os médios e agudos.

Existem tubas de vários tamanhos: tenor (também chamado de eufônio), baixo e contrabaixo. Desde o seu aparecimento, na primeira metade do século XIX, logo foi incorporado nas orquestras sinfônicas. sua função é dar ritmo e ocupar lugares vagos em escolas. A tuba é considerada o coração de banda dupla, sua presença faz total diferença em uma peça rasgada.
Instrumentos de Sopro
Clique nas imagens para obter mais informações

Um bumbo ou bombo é um tambor cilíndrico de grande dimensão, de som grave e seco. O bumbo é como o coração da bateria, é ele quem dá as batidas mais graves e constantes que ajudam na formação do ritmo e como efeito levam as pessoas a se movimentarem de acordo com suas batidas. Em desfiles ou em fanfarras, o bumbo é transportado à frente do peito, pendurado nos ombros por cintas (talabarte).

Surdo (português brasileiro) ou Timbalão de chão (português europeu), é um tambor cilíndrico de som grave. É tipicamente feito de madeira e pode ou não possuir peles em ambos os lados. Este tipo de tambor baixo representa a extensão mais grave dos surdos.

O menor dos surdos é chamado de "surdinho" tem diâmetro de cerca de 40 cm. O surdo é fixado ao ombro do percussionista por uma tira de couro (talabarte).

Caixa, tarola, tarol, caixeta clara ou, na designação original em inglês, snare drum é um tipo de tambor bimembranofone composto por um corpo cilíndrico de pequena seção, com duas peles fixadas e tensionadas por meio de aros metálicos, uma esteira de metal, constituída por pequenas molas de arame colocada em contato com a pele inferior, que vibra através da ressonância produzida sempre que a pele superior é percutida, produzindo um som repicado, característico das marchas militares.

Quadritom é um instrumento de percussão formado por quatro tambores - sendo cada um deles dotado de um som diferente. Para tocar o quadritom, o músico deve ter grande agilidade nas mãos, pois é um instrumento de repique.

Prato ou címbalo é o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais de percussão, construídos a partir de uma liga de metal, geralmente, à base de bronze, cobre ou prata. Podem ser percutidos com baquetas, ou golpeando-se cada um dos pratos contra o outro, deixando-os depois vibrar livremente, ou ainda abafando a vibração imediatamente após o impacto, de acordo com o efeito desejado.

Metalofone é o nome genérico para vários instrumentos musicais percutidos, que consistem em várias lâminas de metal dispostas cromaticamente. Entre os instrumentos podem considerar o metalofone, o vibrafone, a celesta, o glockenspiel etc. Existem instrumentos semelhantes para uso em bandas e fanfarras, chamados de Liras os instrumentos para marcha que são tocados em pé, não possuem caixas acústicas facilitando a mobilidade e as evoluções.
Instrumentos de Percussão
Clique nas imagens para obter mais informações

Descreva sua imagem.

Descreva sua imagem.

Descreva sua imagem.

Descreva sua imagem.

Descreva sua imagem.

Descreva sua imagem.

Descreva sua imagem.

Descreva sua imagem.